25 setembro, 2009

Yes, nós temos banana


"Lei de SP obriga vender banana por quilo

Consumidor agora tem um paramêtro para comparar o preço do produto. Mas o hábito da compra por dúzia, nas feiras, gera polêmica.
A determinação da venda da banana por quilo, e não mais por dúzia, em São Paulo, começou a vigorar dia 16 de setembro, gerando polêmica nas feiras livres. Diversas bancas de feirantes ainda não adquiriram as balanças para aferição do peso. A mudança é decorrente da Lei nº 13.174, de 23 de julho de 2008, de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). A regulamentação ocorreu pelo decreto Nº 54.454, de 16 de junho de 2009." (mais)

Relutei em escrever sobre isso porque, se nossos governantes não têm mais o que fazer, eu tenho. Mas não resisti. A banana ficou entalada.
Comecei a imaginar o custo para elaborar a "lei da banana". E não falo só em custo financeiro. Refiro-me, principalmente, ao custo intelectual. A complexidade do assunto deve ter feito alguns cérebros ferverem.
Mas valeu a pena, não?
Eleitores de São Paulo...podem dormir tranquilos... a sagrada banana  de cada dia está garantida. Não precisam mais sair por aí, pesquisando preços, fazendo licitações, abrindo concorrências. Mais uma vez o Estado está à frente, mostrando o caminho. Basta seguí-lo.
Com isso vai sobrar tempo e dinheiro. Aproveitem nossas estradas maravilhosas e viajem. Ou passeiem pela cidade, com segurança e sem preocupação. Deixar o carro em casa e passear de transporte coletivo também é uma boa idéia.
Os vendedores de balanças também podem comemorar. Provavelmente com uma enorme torta de bananas.
Infelizmente vai ter gente com indigestão. Mas, como diz o ditádo, não dá prá agradar gregos e troianos, não é mesmo? O bananeiro que não tiver uma balança vai ter de comê-las, no máximo na companhia da família e dos amigos. Ou pagar a bagatela de R$ 317 a R$ 237.750,00 caso insista em vendê-las por unidade, dúzia, metro, litro, etc...
E os fiscais (131 equipes do Instituto de Pesos e Medidas) finalmente terão com o que se preocupar. Devem estar felizes, afinal, tédio é entediante...
Nada como um governo que "cuida" do seu povo...(veja aqui)
Espero sua manifestação.
Fale...Não Cale!

Sonia Rocha

2 comentários:

  1. Gente! É muita falta do q fazer, né? Pq eles não pensam em alguma coisa séria, só prá variar! Mas, eu tava aqui pensando com meus botões, acho q fizeram isso prá restringir um pouco o consumo da banana, já q as eleições vem por aí... talvez isso diminua um pouco os "micos" q estamos acostumados a ver nessa época.

    ResponderExcluir
  2. Se alguém que se preocupou com o peso das bananas se preocupasse, com a mesma intesidade, em diminuir os impostos que sâo cobrados, com certeza a bana ficaria mais barata. Acho que deve ter desenvolvido um tipo de banana com mais casca e quer ganhar dinheiro a preço de banana... rsrsrsrs

    ResponderExcluir