16 setembro, 2009

Odeio mentira!


Não saiu no jornal, nem na televisão. O assunto não é notícia. Só resolvi escrever sobre esse tema porque sempre me chamou a atenção o fato de, sem exceção, as pessoas falarem que odeiam mentira. Como se nunca mentissem. Se alguém disser que nunca mentiu, estará mentindo. Isso é verdade.
Mas, por que as pessoas mentem? Em primeiro lugar porque mentir é uma necessidade social. Em segundo lugar, porque seria impossível falar sempre só a verdade. A mentira tem várias funções. Preservar, encobrir, prejudicar, manter status, enfim, sempre haverá um "bom" motivo que a justifique. Também há muitos tipos de mentira: as pequenas (quase inofensivas), as médias e as grandes. O que elas têm em comum? Todas são perigosas, principalmente para o mentiroso. Ser pego numa mentira é humilhante. Mentir é criar uma situação que não existe. Por isso, manter uma mentira vai exigir muita atenção e criatividade. Vai gerar muita tensão e medo. A mentira é como uma bola de neve, quando dispara ninguém segura, e só aumenta, até se esborrachar, quando a verdade aparece. E sempre aparece. Cedo ou tarde. Mentir gera culpa e sentir culpa é destrutivo para a auto-estima. A única coisa que ameniza o culpado é a penitência. Isso explica porque a bola de neve sempre arrebenta. O mentiroso dá os sinais e espera pelo castigo. Aliviado, poderá mentir outras vezes. Esconder a verdade também é uma forma de mentir. Eu, particularmente, considero a omissão uma forma de mentira. Das piores. Cruel mesmo. Explico. Uma mentira elaborada se transforma (até que seja descoberta), em verdade. Quem a ouve pode acreditar e assim, fechar uma situação. Na omissão, o imaginário vai longe, corroendo por dentro, aquele que espera ouvir a verdade. Isso é muito comum nos casos de infidelidade. Geralmente quem trai sente tanta culpa pela traição em si que não consegue nem sustentar uma mentira, então prefere calar, omitir. O outro que imagine o que quiser. Isso não é pior?
A realidade é que ninguém admite que faz uso da mentira.
E daí? Você deve estar se perguntando o que eu pretendi escrevendo sobre isso. Talvez redimir os mentirosos. Afinal, será que alguém vai se atrever a falar a verdade sobre meu blog?
Abordei aqui, apenas um aspecto do ato de mentir. O trivial, a mentira de cada dia, mas há mentiras capazes de destruir uma nação. E também há os mentirosos compulsivos. E tem muito mais sobre esse tema no site http://pessoas.hsw.uol.com.br/mentira3.htm.
Vai lá...depois dê seu depoimento aqui.
Fale...Não cale!
Sonia Rocha



Nenhum comentário:

Postar um comentário