11 setembro, 2009

Eu só quero entender


Raramente vejo noticiário na TV.. Não gosto da maneira como os apresentadores manipulam a notícia, com suas "caras e bocas". Prefiro os portais da Internet. Mas, ontem, de passagem, ouvi num dos tele-jornais da Globo, algo que me chamou a atenção. A noticia era sobre a RDC 47/09, resolução (mais uma) da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que implanta a  padronização das bulas de medicamentos. Entrou em vigor no último dia 09 e prevê um prazo, para total implantação das novas normas, até 2011. Em princípio, uma boa medida, já que bula de remédio é algo impossível de se decifrar. Mas me questionei sobre o objetivo da mesma.
A ANVISA nunca esteve tão empenhada em modificar o mercado farmcêutico com a intenção declarada de inibir a auto-medicação. Tem até quem diga que as novas regras são autoritárias. Estão impondo às farmácias e drogarias que acabem com o self service. Medicamento não poderá mais ficar ao alcance das mãos dos consumidores.Também estão cogitando controlar a venda de antibióticos. Querem controlar a propaganda...E por aí vai...
Concordo que são medidas salutares.  Porém, em relação às bulas, só terá acesso a elas quem comprar o remédio, já que as embalagens são lacradas. Além disso, supondo que o consumidor apresente a receita médica, ele deverá (ou deveria) estar orientado quanto ao uso do medicamento. Mas o consumidor pode consultar o Bulário Eletrônico da ANVISA. Aí eu pergunto:  melhor orientado sobre o medicamento, com uma bula mais esclarecedora, a auto-medicação não será facilitada?
Eu só queria  entender por que, de um modo geral, os órgãos oficiais, gastam tanto tempo e dinheiro praticando uma política de contradição. Leia sobre a RDC 47/09  no site http://www.anvisa.gov.br/.
Se você quer acrescentar algo a este Post, já sabe...
FALE...NÃO CALE!
Sonia Rocha

2 comentários:

  1. Olá Sonia! É com prazer que sigo seus blog's! Duas maravilhosas iniciativas com conteúdo que faz valer a pena seguir constantemente cada postagem!

    E quanto a notícia. Realmente é difícil imaginar um desfecho para isso que traga mariores benefícios para nós consmidores. Sabemos que as mudanças sempre estão sujeitas a favorecer exatamente quem a propõe fazer, no caso a ANVISA.
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  2. Olá Diogo, obrigada por suas palavras. Espero continuar merecendo o elogio.
    E quero te dizer que fiquei maravilhada com seu blog. É animador ver uma pessoa tão jovem escrever com tanta sensibilidade.
    Um abraço
    Sonia

    ResponderExcluir