20 outubro, 2012


QUEM SOU?
Se alguém lhe perguntar “Quem é você?”, o que vai ouvir como resposta? 
Seu nome, endereço, profissão, estado civil, cor, religião...
Tudo bem, concordo que estamos reduzidos a essas informações e, principalmente a números. Número de CPF, RG, conta bancária, cartão do SUS, e por aí vai. 
Dizer quem somos é uma tarefa difícil. Não temos o costume de nos avaliarmos e por isso, poucos conseguem responder de outra forma.
Na verdade, o que ocorre é que somos “julgados” a todo momento pela opinião pública. Somos o que nos permitimos ser, aos olhos dos outros. Se estamos felizes, sorrindo, contando piadas, somos bacanas. Ao contrário, se estamos tristes, cabisbaixos, o rótulo vem na sequencia, somos pessoas negativas, prá baixo.
Então, como ser autêntico se o referencial é sempre o outro? É sempre de fora para dentro?
Saber quem somos, o que queremos e o que podemos esperar dos outros é uma tarefa bem difícil. Uma tarefa que exige exercício constante de auto observação, reflexão e, principalmente, sensibilidade para olhar o outro como um meio que me auxilia na busca de mim mesmo. O outro é um espelho mas nem sempre me reflete corretamente. Uma imagem espelhada é sempre refletida do lado contrário.
Recebemos uma enorme e pesada carga de informação, diariamente, e mal temos tempo para processá-las. Mas temos de reservar um tempo para essa viagem cujo destino é um encontro com nossa essência. Sem mapas ou, para ser atual, um GPS, que possam nos conduzir para dentro de nós mesmos, podemos, ao menos, traçar um roteiro:
1. lembre de tudo que já viveu, ou, pelo menos, do que foi mais marcante;
2. lembre de como reagiu;
3. pense se reagiria da mesma forma hoje;
4. escreva num papel, o que foi mais importante e o que é mais importante em sua vida hoje;
5. peça feedback para as pessoas com quem convive e para outras com quem se relaciona em situações específicas (trabalho, escola, lazer...);
6. seja auto-crítico sem ser carrasco de si mesmo.
Ao final, pergunte-se? Sou quem eu gostaria de ser?
Se a resposta for sim, aprimore-se. Se a resposta for não, pergunte-se “o que devo mudar?”.
Está aí a porta a ser aberta.
Sonia Rocha – Mercuriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário