11 outubro, 2010

Solidão e Internet

Há quem diga que a solidão é péssima companhia. Concordo.
Outros acham que a solidão é necessária para crescermos. Concordo.
“Solidão? Não existe. Nunca estamos sós”. Concordo.
“Antes só do que mal acompanhado”. Concordo.
“Antes mal acompanhado do que só”. Concordo.
Blá...blá...blá.... Concordo.
Como podem ver, sou uma pessoa cordata.
Na verdade, aceitar tudo que se fala sobre solidão, me transformou. Hoje tento aceitar a verdade de cada um, sem discordar. Porém, mantenho a minha sob sigilo porque não tenho mais paciência nem vontade de me expor. O que penso, guardo.
Meu sonho acalentado era uma máquina de escrever sobre uma mesa embaixo de uma janela aberta para o oceano. Passaria os dias catando as letras, transformando-as em palavras e costurando idéias.  Olhando a cor do mar para adivinhar a cor do céu. Cinzento, azul, branco, vermelho. Queria criar histórias. Traduzir minhas fantasias em linguagem compreensível.  
A máquina do tempo modificou alguns detalhes. Hoje compartilho todos os meus momentos com  meu editor de texto e com as palavras que digito. Eu, meu teclado, meu monitor e um emaranhado de cabos e fios que teimam em me chamar à razão quando resolvem me desconectar  do mundo lá fora.
É verdade que  conheço uma grande variedade de pessoas através da telinha. Mas, quando o corpo cansado e dolorido por tanto tempo sentada  me faz apertar o botão off, o vazio se instala...e a solidão me invade.
Assim é a Internet.
Um mundo virtual que, raramente nos transporta para um mundo real.
Conheço casos de amizades e amores conquistados e vivenciados a partir de encontros virtuais. Mas é raro, considerando-se a proporção das desilusões. Basta ver sua lista de “amigos”. Com quantos você mantém contato? Veja seu MSN, seu Orkut, seu Badoo, seu Facebook...e outros que eu desconheço...quantas pessoas estão lá e com quantas  você fala ou manda uma mensagem pessoal? Na maioria das vezes, recebe um arquivo repassado, sem nome de destinatário e, quase automaticamente, faz o mesmo, repassando para todos...
Se isso não é solidão...então não sei mais o que é.
Mercuriana - Sonia Rocha


2 comentários:

  1. Muito bem, Sonia!!!
    Eu concordo e assino embaixo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eba!! Vc voltou... \o/
    Já tava com saudade dos teus posts, tava assim meio solitária... rsrsrs
    A vida é assim. Qdo a gente se sente só, qualquer coisa serve prá tapar o buraco, um filme, uma novela, um livro, até um reality show!
    Já reparou como dá um vazio qdo a gente termina um livro?
    Temos q preencher nossos espaços constantemente, e pq não com a internet? Coisas do mundo moderno.
    Adorei o post. Bjos.

    ResponderExcluir