12 junho, 2010

NÃO DURMA SOBRE SEUS PROBLEMAS!


A galinha dorme sobre os ovos. O que acontece? Nascem pintinhos que mais tarde serão galinhas que mais tarde vão dormir sobre mais ovos que mais tarde.....ad infinitum...
Assim acontece quando enfrentamos problemas de relacionamento.  Dormindo sobre eles, vão se multiplicar. Por isso é importante tentar resolvê-los no momento em que surgem. Você pode estar pensando que esse  momento é o menos propício, uma vez que, geralmente estamos sob tensão.
Por um lado, isso é verdade. Mas há outro lado.
Você já tentou enxergar o outro lado? Sabe como é o outro lado?
Bem, o outro lado não é tão fácil como virar as costas, fechar a boca, deitar e dormir. Mas, certamente, é muito mais saudável.
Todo problema  envolve um conflito. Seja de opiniões, gostos, vontades. O importante é aprender como resolvê-los.
Então, aqui vão algumas dicas.
- Respire fundo algumas vezes. Isso vai ajudar a pensar antes de abrir a boca e começar a metralhar o outro com palavras agressivas. Quando agredimos, o outro se arma, e a guerra começa.
- Encare a situação como sendo única. Ataque. Sim, ataque o problema e não a pessoa.É muito comum, nesse momento, buscarmos na memória, lembranças de outras situações conflitantes e usá-las como argumento. Se adquirirmos o hábito de resolver um problema na hora em que ele aparece, não teremos munição guardada.
- Use sempre o verbo “estar”, nunca o verbo “ser”. Essa é uma situação clássica e drástica. Como se costuma dizer, errar é humano. Acertar também. Dizer ao outro que ele É de um jeito que não nos agrada é diferente de dizer que não gostamos do jeito que ele Está. O Ser é constante. O Estar é passageiro.
- Faça qualquer coisa com as mãos. Ponha no bolso, segure um objeto ( não vale atirá-lo contra o outro), invente. Dedo em  riste, jamais. Conversar não é dar bronca, cobrar ou acusar. Cruzar os braços sobre o peito também deve ser evitado. O corpo fala e vai estar dizendo...”não se aproxime, estou fechada, na defesa, e você não vai me atingir”.   
- Nunca use a ironia. Ah! Ironizar é o melhor combustível se você quiser ver o circo pegar fogo.
- Fale baixo e pausadamente. Essa é a parte mais difícil. Pratique.
-Ceder a palavra ao outro é o que vai caracterizar o diálogo. Não transforme a conversa num monólogo. Se não conseguir dar a vez, pelo menos pare para respirar. Respire profundamente e pense no que vai dizer. Enquanto isso, o outro pode se manifestar.
Estas são dicas que eu já li em muitos livros de auto ajuda.  Funcionam sim.
Se você conseguir colocá-las em prática, me avise e diga como conseguiu.
Vou ficar muito agradecida.
Sonia Rocha - Mercuriana  

Um comentário:

  1. Oi!!
    Ótimas dicas!!!
    É muito comum mesmo deixar pra depois os problemas, parece que com o tempo será mais fácil resolver... mas não é bem por aí, não é mesmo...
    Isso é deixar uma ferida aberta, aumentando com o tempo, será mais difícil curá-lo.
    Sou a favor do diálogo, da conversa franca e problemas... resolvidos!
    bjux

    ResponderExcluir