13 maio, 2010

Você tem medo de água? então leia...Vencendo uma barreira

O medo é, sem dúvida, um dos nossos mais importantes aliados e também um dos nossos piores  inimigo. Nos  protege e nos paralisa. Difícil é saber quando devemos enfrentá-lo e bani-lo.
Dá menos trabalho  levar a vida aceitando as restrições que ele nos impõe. Mas  vencê-lo é muito gratificante e é o que me faz contar essa história. 
Uma história real, que mudou a vida de uma pessoa e que me foi contada pela própria protagonista.

Maria,  vou chamá-la assim, era uma mulher comum. Casada, marido bem empregado, dois filhos em fase de abandonar o ninho. Casa própria, carro, empregada, cartão de crédito e shopping à vontade. Resolveu passar uns dias num SPA. Malas prontas,  foi, levada pelo marido. 
Na chegada, recebida como hóspede preferencial, sentiu-se uma celebridade.
Que maravilha!
Recebeu a agenda de atividades: 
Café da manhã...das 7 às 9h
Aquecimento...caminhada...hidroginástica...
Nem se deu ao trabalho de continuar. Paralisou sua capacidade de leitura. 
Sentiu o chão sumir...Piscina? Água?
Maria tinha fobia de água. Só de se imaginar dentro de uma piscina, começava a suar frio. 
O marido se foi e ela ficou, pensando no que iria fazer prá não dar vexame na hora da hidro.
Podia inventar uma desculpa, como já fizera tantas vezes. Uma indisposição qualquer e pronto. Mas, isso funcionava uma vez ou outra. Dez dias seguidos não ia ser fácil.
Resolveu encarar.

Primeiro dia.
O impulso de inventar uma desculpa e sair de fininho cedeu lugar a uma vontade de experimentar. Receosa foi entrando na água aquecida e foi gostando. Atrevida!
O professor dava ordens e todos obedeciam. Respirar... pular...prá direita...prá esquerda...caminhar...
Caminhar? Só se for prá fora da piscina, pensou (já apavorada com a idéia).
Mas não era...
Maria teria de atravessar a piscina, uma façanha até então, inimaginável. Sem tempo de articular qualquer reação, viu-se levada pela correnteza humana, agarrada na borda, rezando e pedindo a proteção de seu anjo da guarda e de todos os santos conhecidos.
Sentiu que a água se aproximava mais e mais de sua boca. Pânico... era o que viria a seguir.
De repente, a distância entre sua boca e a água começou a aumentar... aumentar...Alívio.
Ninguém percebeu a batalha que  se desenrolava naquela arena emocional.
De novo na parte mais rasa.
Barreira derrubada. Limites deslocados para mais longe abrindo novas possibilidades. Decidiu que ia se matricular num curso de natação.
E foi assim. Duas vezes por dia, durante os dez dias. Cada vez mais atrevida, mais ousada, chegou a tal nível de relaxamento que ria sozinha, sem que ninguém percebesse, ao ver que, assim como ela, muitos sentiam medo também. Não tinha se dado conta antes, tão centrada que estivera em sua própria dificuldade.
Nos exercícios de relaxamento aprendeu mais do que imaginava ser possível. Aprendeu a confiar,  em si mesma e nos outros, companheiros de jornada. Deitada e flutuando,  se deixava conduzir por alguém conhecido apenas há momentos atrás. Que sensação boa!
Vitória!

Sonia Rocha – Mercuriana

2 comentários:

  1. Maria Isabel13:49

    Isso é que é superação. Maria realmente ultrapassou seus proprios limites.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem oque é esse sentimento ,estou lentamente enfrentando esses medos n é nada fácil,mas com muita fé e coragem tenho certeza que chego lá,vim agradecer a visita e desejar muita paz e luz no teu caminho amiga!

    ResponderExcluir