10 maio, 2010

Adaptação ou transformação?




Alguém já disse que o Homem, depois do rato, é o ser mais adaptável que existe. Também já disseram que é o mais importante agente transformador de sua própria história. 
Duas afirmações que deveriam servir para nos orientar. No entanto, o que tenho observado é que a capacidade adaptativa vem sobrepujando o potencial transformador. Isso é muito grave e perigoso porque o resultado é uma aceitação passiva de tudo que não está bom e poderia ser modificado.
Tenho encontrado em meu caminho, muitas pessoas tristes, frustradas, reclamando baixinho para si mesmas, sem forças para buscar uma nova direção, um novo caminho que as leve para um viver mais satisfatório. Não conseguem mais sorrir, sentir prazer, ser felizes. A grande neurose é manter-se vivo, adaptar-se às condições impostas, de fora prá dentro, sem considerar a vontade de cada um.
Com isso, a sensibilidade, a espontaneidade e a criatividade se perderam. A perplexidade diante das misérias parece se esvair até desaparecer por completo. Criamos uma couraça, defesa que nos faz apáticos e, só aparentemente, inatingíveis.
O momento pede reflexão. Urgente.
A alegria, o sorriso, o gosto pela vida precisam voltar a fazer parte do nosso dia-a-dia. Ser feliz não é obrigação, é , antes de mais nada, um direito. E, entre tantos que nos são negados, é o que mais rápido precisa ser resgatado.
Basta de adaptações perniciosas que nos paralisam e nos tornam conformistas. É hora de lutar contra essa neurose. Ou vamos deixar de herança um mundo doente.
Isso não me parece uma perspectiva de vida, não acham?

Sonia Rocha – Mercuriana

2 comentários:

  1. Concordo com você, hoje em dia nos preocupamos em continuar a viver, não importa a qualidade de vida apenas não desistir e continuar a seguir em frente. Vivemos em meio a concorrência em todos os sentidos, só os mais fortes sobrevivem...essa regra ainda não mudou... Assim agimos por reflexo, fato e consequência. Perdemos o amor a alegria e até mesmo a Deus.
    bjux

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Soninha,n estamos aqui para servir de enfeites,uma peça de decoração para ser admirada nada disso, estamos aqui á trabalho,muito trabalho tem que ser realizado para sairmos daqui melhores que aqui chegamos,deixar nossos exemplos e registrar nossa marca!Bjs e uma boa semana estava com saudades dos seus textos.

    ResponderExcluir